CONSELHO, ÉTICA E COMUNICAÇÃO

COMUNICAR NÃO É FALAR! PARA HAVER COMUNICAÇÃO PRECISA HAVER COMPREENSÃO DA MENSAGEM.

A comunicação é fundamental para garantir que todos estejam bem-informados e alinhados com os objetivos da empresa. Uma comunicação eficaz melhora o engajamento, a produtividade, facilita a resolução de problemas e promove um ambiente de trabalho colaborativo, onde as ideias fluem e as decisões são tomadas de forma mais eficiente.

É um método planejado de transmitir mensagens para atingir objetivos específicos nos negócios. Esta comunicação envolve a utilização de canais adequados para alcançar as metas organizacionais, melhorar a imagem da marca e fortalecer o relacionamento com os stakeholders.

A utilização da comunicação estratégica é essencial para o atingimento dos objetivos empresariais, ademais colabora fortemente para a consolidação da boa reputação perante os stakeholders, visto que compartilha as informações de forma clara condizente em cada canal utilizado.

Quando citamos a reputação corporativa, devemos ressaltar que este valor intangível comunicado eleva ou destrói uma empresa. Por isso, a forma de comunicar, o canal correto e o momento certo contribuem e muito com a boa imagem que o mercado terá a respeito da organização. A comunicação precisa e verdadeira agrega valor inestimável a marca e aos produtos.

Em um momento de crise organizacional, quando ocorrem terríveis falhas, a empresa necessita ser rápida na comunicação, informar de maneira concisa e honesta a sua responsabilidade e o plano que será efetuado para auxiliar os prejudicados, principalmente quando ocorrem grandes perdas, como vidas, e assim, se redimir se possível da dor causada. E deste modo, mitigar um pouco o infortúnio gerado a imagem empresarial.

De outro modo, a comunicação estratégica além de contribuir com o aumento das vendas de um produto perante seus clientes, também é capaz de influenciar fornecedores e sociedade. Um plano estratégico de comunicação pode trazer lucro e aumentar o valor reputacional da organização.

A comunicação precisa ser feita para todos os níveis da empresa, por isso a necessidade do alinhamento do discurso de forma verdadeira e engajando toda equipe. Os colaboradores internos devem ser os primeiros a serem comunicados das ações, processos, desafios e benefícios, pois eles são os principais multiplicadores a favor ou contra a empresa.

Deste modo a comunicação estratégica deve ser valorizada pelas empresas. Tanto a comunicação externa como a interna para os seus colaboradores diretos. E conforme a Workforce, 60% das empresas não têm estratégias de comunicação interna de longo prazo (pesquisa realizada nos EUA e Canadá).

Quando uma empresa cria uma excelente reputação junto à opinião pública, além do bom produto ou serviço e de ações edificantes, se não houver uma comunicação eficaz, ninguém conhecerá os fatos. E para tanto, é imprescindível uma boa pesquisa para ter as informações necessárias a um bom plano estratégico de comunicação. Lembrando que há uma forma diferente de comunicar aos fornecedores, ao cliente final, aos acionistas e os demais interessados. Deve-se escolher a linguagem utilizada conforme a plataforma de divulgação: as mídias sociais, a imprensa etc.

Além de trabalhar pela boa reputação da empresa, a comunicação contribui no enfrentamento a concorrência.

Pilares da comunicação estratégica

Uma boa comunicação estratégica depende de um bom plano de comunicação. Este conta com alguns fatores essenciais.

Adequação– comunicação adequada ao público, escolher os canais apropriados e o tempo certo para comunicar. Ter mensagem clara e objetiva pode mobilizar a audiência a favor da empresa.

Constância– um plano de comunicação constante e consistente.

Aferição- há um grande esforço para divulgar as mensagens e este deve ser constante. Também precisa ser acompanhado e mensurado para verificar a eficácia da comunicação.

A comunicação estratégica possibilita que informações importantes cheguem até as pessoas corretas, por isso precisam ser transparentes para não comprometer a imagem da organização, assim como verificadas para não haver erros de interpretação. Deste modo, não haverá prejuízo aos acionistas, investidores e demais stakeholders.

Outrossim, a comunicação estratégica transparente auxilia na conservação e atração de talentos, gera credibilidade e confiança e motiva os colaboradores internos.

Em síntese para construir um bom plano de comunicação estratégica é necessário conhecer bem a cultura organizacional, os desafios a enfrentar, a história da marca e conhecer o pensamento das equipes da empresa. Compartilhar consistentemente as informações nos canais condizentes de forma a gerar alto valor. É importante perceber oportunidades geradas, potencialidades a serem utilizadas de forma que a comunicação venha a ser vista como verdade e logo absorvida por todos stakeholders.

A comunicação empresarial estratégica ética é tão importante para a saúde da empresa que deve ser bem entendida pelas partes interessadas e divulgada e acompanhada por todos envolvidos. Portanto, os conselheiros devem acompanhar como está caminhando a comunicação efetuada na empresa já que esta contribui fortemente para o sucesso da organização.

QUANDO OUVIMOS, PENSAMOS, LOGO SENTIMOS!

“É um conjunto de atividades que envolvem a gestão e orquestração de toda a comunicação interna e externa com o objetivo de criar pontos de vista favoráveis à empresa e com todos os seus stakeholders.”

Rotterdam School of Management

24 de setembro de 2024
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