
Os conselheiros de empresas desempenham um papel fundamental na governança corporativa, e a ética é um elemento central nas suas interações com os stakeholders, que incluem acionistas, empregados, clientes, fornecedores, comunidades e o governo. Quando se fala em ética nos conselhos, refere-se à necessidade de tomar decisões que vão além do lucro imediato, incorporando responsabilidade social, transparência e integridade.
Ao manter uma conduta ética e transparente, os conselhos ajudam a fortalecer a reputação da empresa, garantir sua legitimidade perante a sociedade e criar relações de confiança, o que resulta em maior engajamento e lealdade dos stakeholders.
A ética nos negócios considera e respeita os interesses de diferentes stakeholders. A ética e a sua relação aos stakeholders:
Acionistas
É ético fornecer informações transparentes e precisas sobre o desempenho da empresa.
É fundamental tomar decisões que maximizem o valor para os acionistas de forma justa e equitativa.
Colaboradores
É necessário garantir condições de trabalho seguras e justas.
Precisa respeitar os direitos dos funcionários, promovendo a diversidade e a igualdade de oportunidades.
Criar great place to work (excelente local de trabalho), com segurança e reconhecimento
Dar remuneração adequada.
Clientes
Precisa oferecer produtos ou serviços de qualidade, atendendo às expectativas dos clientes.
Deve ser transparente sobre práticas de marketing, ter preços justos e proporcionar crédito.
Efetuar bom atendimento.
Fornecedores
Estabelecer relacionamentos justos e éticos, evitando práticas comerciais predatórias.
Garantir boas condições de trabalho ao longo da cadeia de suprimentos.
Ter preço justo e regularidade de compra.
Praticar a adimplência
Comunidade
Deve contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Minimizar impactos negativos ambientais e sociais das operações.
Governo e Sociedade
Precisa cumprir todas as leis e regulamentações aplicáveis.
Engajar-se em práticas de negócios éticas que promovam o bem-estar social.
Gerar empregos.
Não gerar passivos socioambientais.
Concorrentes
Ter ética e respeito nos negócios.
Em síntese é essencial respeitar e equilibrar essas considerações éticas com cada grupo de stakeholders para construir uma reputação sólida e sustentável no mundo dos negócios.
Praticar a transparência, a responsabilidade, a equidade e prestar contas corretamente, ajuda a mitigar riscos. Também implantar processo rescisório.
Alinhar a cultura organizacional (propósito e valores) e abraçar de forma segura, a inovação.
Sendo assim, a empresa se torna sustentável e atrai investidores.
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