CONSELHEiROS E A ÉTICA COM OS STAKEHOLDERS

Os conselheiros de empresas desempenham um papel fundamental na governança corporativa, e a ética é um elemento central nas suas interações com os stakeholders, que incluem acionistas, empregados, clientes, fornecedores, comunidades e o governo. Quando se fala em ética nos conselhos, refere-se à necessidade de tomar decisões que vão além do lucro imediato, incorporando responsabilidade social, transparência e integridade.

Ao manter uma conduta ética e transparente, os conselhos ajudam a fortalecer a reputação da empresa, garantir sua legitimidade perante a sociedade e criar relações de confiança, o que resulta em maior engajamento e lealdade dos stakeholders.

A ética nos negócios considera e respeita os interesses de diferentes stakeholders. A ética e a sua relação aos stakeholders:

 

Acionistas

É ético fornecer informações transparentes e precisas sobre o desempenho da empresa.

É fundamental tomar decisões que maximizem o valor para os acionistas de forma justa e equitativa.

 

Colaboradores

É necessário garantir condições de trabalho seguras e justas.

Precisa respeitar os direitos dos funcionários, promovendo a diversidade e a igualdade de oportunidades.

Criar great place to work (excelente local de trabalho), com segurança e reconhecimento

Dar remuneração adequada.

 

Clientes

Precisa oferecer produtos ou serviços de qualidade, atendendo às expectativas dos clientes.

Deve ser transparente sobre práticas de marketing, ter preços justos e proporcionar crédito.

Efetuar bom atendimento.

 

Fornecedores

Estabelecer relacionamentos justos e éticos, evitando práticas comerciais predatórias.

Garantir boas condições de trabalho ao longo da cadeia de suprimentos.

Ter preço justo e regularidade de compra.

Praticar a adimplência

 

Comunidade

Deve contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Minimizar impactos negativos ambientais e sociais das operações.

 

Governo e Sociedade

Precisa cumprir todas as leis e regulamentações aplicáveis.

Engajar-se em práticas de negócios éticas que promovam o bem-estar social.

Gerar empregos.

Não gerar passivos socioambientais.

 

Concorrentes

Ter ética e respeito nos negócios.

 

Em síntese é essencial respeitar e equilibrar essas considerações éticas com cada grupo de stakeholders para construir uma reputação sólida e sustentável no mundo dos negócios.

Praticar a transparência, a responsabilidade, a equidade e prestar contas corretamente, ajuda a mitigar riscos. Também implantar processo rescisório.

Alinhar a cultura organizacional (propósito e valores) e abraçar de forma segura, a inovação.

Sendo assim, a empresa se torna sustentável e atrai investidores.

 

10 de outubro de 2024
Todos os direitos reservados por © Soraia Luana Reis