CONSELHEIROS CONSULTIVOS AJUDAM EMPRESAS FAMILIARES

Um conselheiro consultivo pode ajudar uma empresa familiar oferecendo orientação imparcial, experiência e conhecimento especializado para lidar com as questões familiares e empresariais. Por meio de insights estratégicos, ajudam na tomada de decisões, melhorando a governança corporativa e facilitando a comunicação entre os membros da família, isto permite ter perspectivas favoráveis para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do negócio.

Deste modo, o conselheiro precisa mapear o DNA da empresa para entender as demandas, suas origens e os objetivos da organização. É necessário definir as suas recomendações e celebrar acordos para agilizar as ações, assim como acompanhar e apresentar os resultados.

O conselheiro tem aptidão para fazer perguntas claras e objetivas, investigar e ter escuta atenta. Se munir de informação para ter coragem de mostrar a real situação e negociar com o comando e, para tanto, se faz necessário ter equilíbrio emocional. Sempre levantar os dados que permitem conhecer a empresa nas estranhas, como: data de fundação da empresa, idade dos fundadores e dos filhos, formação e aptidão de cada um, qual a estrutura existente e a cultura organizacional.

Além disto, gerenciar os riscos e os vícios exige um esforço contínuo para separar as questões familiares das questões empresariais, implementar políticas transparentes e estabelecer estrutura de governança corporativa robusta para garantir o sucesso a longo prazo da empresa familiar.

Assim sendo, requer um planejamento estruturado, estabelecimento de um sistema de governança eficaz que proporcione harmonia entre os interesses familiares e os empresariais, além de comunicação clara e de estratégias para desenvolver a próxima geração de líderes.

 

Todos os direitos reservados por © Soraia Luana Reis